Bookeirão

Foram três anos entre planejamento, pesquisas, testes e negociações até culminar nessa nossa indisfarçável alegria com o lançamento do Clube Bookeirão, um clube de assinatura de livros bastante singular. Parte de sua inspiração vem de Monteiro Lobato, editor, escritor, empresário e sem dúvida um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Inovador na venda direta de livros, Lobato conseguiu imprimir ritmo e método de comercialização espetaculares num Brasil que ainda nem havia conhecido sua revolução industrial.

A ideia norteadora do Clube Bookeirão é espalhar livros de qualidade pelo país e contribuir para a formação de leitores. Assim como fez Monteiro. Em 1915, numa das inúmeras cartas que trocou com o amigo Godofredo Rangel, o criador de Emília lembrava que era preciso “entupir este país de livros”. De certa forma, foi o que tentou fazer ao criar uma rede de representantes espalhados por quase todo o Brasil. Enquanto editor, enviou mais de 1200 cartas endereçadas a comerciantes de secos & molhados, açougueiros e farmacêuticos, propondo-lhes que comercializassem seus livros em consignação. A comissão era de 30%. Vendidos os livros, os comerciantes deviam retirar sua parte e depositar o restante na conta da editora. Deu certo naquele tempo; pode ainda dar certo um século depois.

Nossa intenção é criar e fomentar, em torno do clube Bookeirão, uma fiel e entusiasta comunidade de leitores interessados em boas leituras, discussões prazerosas, enriquecimento intelectual e transformação social.

 

LENDO, A GENTE VAI LONGE