CARTOGRAFIA DA LEITURA

Cartografia da Leitura é um espaço para apresentar pequenas cidades e municípios brasileiros em sua relação com a leitura. O objetivo é diagnosticar o status da leitura nestes lugares, mapeando e conhecendo não apenas leitores da cidade, mas também aqueles que se encontram distantes dos centros urbanos, sem contato com bibliotecas. É um espaço para ensaios e reportagens de cunho jornalístico, sociológico e antropológico.

O que será que se lê, por exemplo, em Filadélfia, pequeno município no norte da Bahia, de pouco menos de 17 mil habitantes, com um IDH-M de 0,565, baixo, portanto, segundo os padrões do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento? Ou o que se lê, por sua vez, em Monte Aprazível, no estado de São Paulo, IDH-M de 0,808, considerado muito alto pelo mesmo PNUD?

 

Qual é o leitorado desses municípios? É gente que lê Clarice Lispector?

Paul Auster? Zibia Gasparetto, Sydney Sheldon? Jorge Amado? Guimarães Rosa? Mayrant Gallo? J.K. Rowling? Livros espíritas? Técnicos? Somente didáticos? Há leitores assíduos que se reúnem em clubes ou em casas para um café seguido de conversa em torno de um livro? O tempo, a pesquisa e os textos aqui publicados a cada mês nos darão respostas. Haveremos de ter, mais pra frente, um mapa detalhado, expressivo e elucidativo da leitura nos rincões de um país continental.

Em breve você já poderá conhecer o perfil do município de Iaçú, no centro norte da Bahia, apresentado pela jornalista Ana Carla Teixeira.

 

O ESCRITOR BRASILEIRO NA VITRINE